O novo CD da banda pernambucana, Veraneio, reafirma a musicalidade do grupo apostando em antigas e novas parcerias
Por Vitor Tavares
Há bandas que precisam investir em novas sonoridades, traçar novos caminhos e renovar a própria musicalidade a cada trabalho para tentar manter o sucesso. Em seu quinto CD, a olindense Banda Eddie consegue trazer a inovação sem perder a identidade e a forma única de passear por estilos e pegadas musicais – que vão do frevo ao reggae, da surf music ao rock e do samba ao pop. Veraneio - e suas 11 faixas inéditas - aparece depois de três anos do último trabalho da banda, Carnaval do Inferno (2008), e aposta no clima da estação mais calorosa do ano em suas letras e ritmos.
Queimar, mar, azul, areia branca, sol, brisa, tarde preguiçosa. A faixa que dá nome ao álbum nos dá todas as sensações que esperamos tão ansiosos durante o ano, seja pelas férias estudantis, a oportunidade de ir a alguma praia ou de pensar apenas no que nos faz relaxar. É nessa aposta que o álbum caminha faixa a faixa, trazendo músicas leves, letras que falam de estímulos de verão e ritmo que deixa a vontade de ficar parado de lado. A querida cidade natal de Fábio Trummer e sua turma, aclamada em faixas de antigos álbuns como “Bairro Novo” e “Guia de Olinda”, ou toda a simbologia do movimento mangue, como lama e caranguejos, aqui perdem seu espaço. Mas isso não quer dizer que a tão marcante presença da cultura pernambucana no trabalho da banda fique escanteada. “Você quer ir frevar”, oitava faixa do álbum, traz essa necessidade de musicar o estado natal, mesmo que de forma tímida e sem apostar no ritmo que dá nome à música, que ainda faz uma brincadeira com fragmentos de antigos sucessos do Eddie, como “Pode me Chamar”.
Parcerias com conterrâneos que se destacaram e estão se destacando mais no cenário nacional, como Otto, Junio Barreto e Lirinha, dão um toque a mais e fazem do CD também um cenário da nova produção musical do estado. A faixa que abre o disco, “Delírios Espaciais”, num estilo meio carioca Jorge Ben somado a um frevo, dá a impressão de boas-vindas ao imaginário do verão proposto pela banda. “Ela vai dançar”, composta em parceria por Fabio Trummer e Lirinha, promete ser o novo Baile da Betinha do Eddie, música mais famosa do último trabalho da banda. Com uma letra simples que tenta grudar e não mais acabar na mente (“Ela vai dançar a noite inteira, ela vai cantar todas as músicas, pra desfazer a dor e refazê-la”), a música também faz parte do álbum Lira, de Lirinha. Mas difere na interpretação mais poética do antigo Cordel do Fogo Encantado e no balanço que convida para uma dança mais íntima, a dois, do Eddie. Ainda em parceria, tem “O Saldo da Glória”, que vem com Otto e Karina Buhr dividindo nota a nota e misturando sua influência musical a da banda; e a participação de DJ Dolores no encerramento do disco, com a eletrônica “Delírios”.
Mas nem só de novas parcerias a banda constrói o Veraneio. Além da freqüente participação da pernambucana-baiana Karina Buhr, o velho parceiro da banda, Erasto Vasconcelos – autor “O Baile da Betinha” – contribui com a tranquila “Parque de Diversões”, falando de uma “princesinha” de vestido amarelo e brinco cor de abóbora passeando pelo parque. Os fãs da banda também não vão sentir falta das músicas mais animadas dos discos passados, como “Não vá embora”, sempre ponto alto dos shows do Eddie, e dos finais sempre embalados pela animação do trompete e do frevo, como em “Bairro Novo”. Em Veraneio, “Delírios Espaciais” e “Casa de Marimbondo” ocupam esse espaço essencial para o sucesso da banda junto ao fiel público.
Veraneio cumpre o que promete e faz o clima de verão permear todo o trabalho da banda. O disco deve agradar aos ouvidos já acostumados com a produção do Eddie, mas também os descompromissados que irão ouvir alguma faixa de passagem. O álbum não revoluciona, mas dá continuidade ao trabalho de forma coerente com o estilo próprio e diferente da banda, construído desde os primeiros trabalhos em terras olindenses.
Artista: Eddie
Disco: Veraneio (2011)
Gravadora: Independente
Onde encontrar: Disponível para download no site www.bandaeddie.com.br/#

Nenhum comentário:
Postar um comentário