quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Gringo - Brigitte - Et vous, tu m’aimes? (CD)



O charme francês como nunca visto (e ouvido) antes
Dueto francês aborda relacionamentos e sensualidade abusando da estética retrô

Por João Vitor Cavalcanti

No folclore francês existem algumas fortes personas utilizadas para simbolizar o comportamento feminino que ganharam destaque na cultura ocidental como um todo. Dentre elas, a mais conhecida e sedutora seria a Femme Fatale, legitimamente representada no cinema pelos lances de perna de Sharon Stone em Instinto Selvagem e que atualmente tenta, com um talento não tão grande quanto o esforço, ser reinventada por Britney Spears em seu mais novo CD (Femme Fatale). Outra figura, esta menos conhecida, é a Potiche, apresentada magistralmente também nos cinemas este ano com a interpretação de Catherine Deneuve em Esposa Troféu, que na cultura brasileira seria uma espécie de Amélia – sim (!), aquela que era mulher de verdade. O que Aurélie Maggiori e Sylvie Hoarau fizeram este ano, porém, com o lançamento do álbum “Et vous, tu m’aimes?”, na França, foi unir essas duas personas para a criação de uma “Potiche Fatale”, que dá nome e estilo à banda por elas composta: Brigitte.

Ambas casadas e acima dos trinta anos – bem diferentes dos vividos por Britney Spears, a propósito (para a felicidade de seu conterrâneo Balzac) –, as artistas já relativamente conhecidas por seus projetos solo, Mayane Delem e Vendetta, resolveram se unir para criar um duo de retro-pop influenciado por grandes nomes da cultura pop, como Abba e Marilyn Monroe. Em seu primeiro single, lançado em 2010, que também é a primeira faixa do CD, Battez-vous, as irmãs Brigitte, como preferem se apresentar, mostram bem a que vieram. Com um estilo retrô de se vestir e uma ambientação musical que igualmente remete aos anos setenta, elas cantam sobre o desejo de serem disputadas pelos seus pretendentes enquanto misturam algumas palavras do inglês com o sotaque francês. “Façam uma guerra para me fazer a corte”, dizem os primeiros versos.



Já na segunda faixa, Coeur de chewing gum, ou coração-chiclete, o duo se apresenta acompanhado apenas pela bateria, enquanto mostram grande harmonia entre a primeira e segunda voz, que se mantém presente pelo resto do álbum.  Mais tarde, em Monsieur, Je T’aime, é como se a dupla, em voz e violão, desse um fim aos cortejos estimulados pelas faixas anteriores e finalmente assumisse o papel de esposa apaixonada para se mostrar como a Potiche Fatale na faixa seguinte, La vengeance d’une louve. Cantando letras violentas de maneira doce e quase lírica, as irmãs ameaçam: “Você a novidade, o mistério, enquanto eu sou a regular. Vá se engraçar entre os solteiros ou eu cuidarei do seu caso”.

Mas é na faixa oito, exatamente no meio do CD, que a dupla confirma toda sua originalidade musical ao trazer um cover da música de hip-hop Ma Benz, do grupo NTM, evidenciando de forma sutil toda a sensualidade presente na letra que antes era vista como vulgar.


Nas canções seguintes, Oh La La e Après Minuit, a batida pop-disco retorna enquanto as agora “esposas” se mostram para sempre sedutoras, relembrando o espírito das músicas antes do “casamento”. Essa animação, entretanto, logo se transforma em melancolia quando a voz e violão retornam em Quel beau dimanche e as irmãs falam de como agora estão viúvas. E é na viuvez que o CD acaba com as faixas Jésus Sex Symbol e Plages, em que o duo se entrega, de maneira bem humorada, como em todo o álbum, à religião e ao vício na ausência dos seus pares.

“Et vous, tu m’aimes?” é uma tentativa de duas mulheres maduras não somente de seduzir, mas também de manter um longo envolvimento com o público. As irmãs Brigitte, já bastante experientes no ramo do entretenimento, sabem que nem podem usar sua plateia e jogá-la fora, como uma Femme Fatale, nem mimar seu público a ponto de deixá-lo entediado, como uma Potiche. Por isso, em seu álbum de lançamento se apresentam como uma mistura dessas duas personas francesas e logo perguntam “E você, tu me amas?”

Artista: Brigitte
Disco: Et vous, tu m’aimes?
Gravadora: 3ème bureau/Wagram
Preço: R$ 60 (importado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário